Depois dos Jogos Olímpicos, não é mais necessário apresentar o Rio. Uma das cidades mais bonitas do mundo, a cidade é o destino turístico número 1 no Brasil. Forneceremos, progressivamente, informações sobre a cidade, alojamento e transporte para os participantes da conferência.

Antes do Rio, o Colóquio «Discurso, representações, argumentação» foi organizado em outras cinco cidades. De 2011 a 2015 as conferências foram anuais, mas a partir deste ano elas serão organizadas bienualmente. Veja onde os colóquios já foram realizados:

2011 – Canadá, Lennoxville
2012 – Canadá, Montreal
2013 – Brasil, Manaus
2014 – Itália – Bérgamo
2015 – Roménia – Iasi

Atrações Turísticas
Há muitas empresas que oferecem passeios turísticos para conhecer as belas praias do Rio e outras atrações. Navegue na Internet e você vai encontrar muitas outras! Você também pode pedir informações em seu hotel.

Informações sobre acomodação
Hoteis RJ

Informações sobre transporte aéreo
A maioria das empresas internacionais tem vôos para o Brasil. No entanto, nem todas têm vôos diretos para o Rio de Janeiro. Algumas das empresas com vôos diretos são Air France, Alitalia, American Airlines, British Airways Avianca, Delta, Emirates, Iberia, KLM, LATAM, Lufthansa, Swiss e TAP. Os voos internacionais chegam ao Aeroporto Internacional Galeão – Antonio Carlos Jobim.

Chegando ao Rio, reserve um táxi com uma das empresas que têm quiosques do lado de fora da saída da alfândega. Nunca acerte corridas com taxistas individuais. As empresas de táxi têm preços fixos para o transporte, dependendo de onde você está indo. Infelizmente, os Ubers Black não podem ser chamados nos aeroportos do Rio.

Outras companhias aéreas voam somente para São Paulo – a principal entrada do Brasil. Entre elas, você encontrará algumas que também voam para o Rio, além de Aerolineas Argentinas, Air Canada, Air China, Air Europa, Aeroméxico, Delta, Ethiopian Airlines, Qantas, Catar, Royan Air Maroc, Turkish Airlines, United e outras. Lembre-se de que, ao chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, com conexão para o Rio de Janeiro, você terá de passar pela alfândega na capital financeira do Brasil.

Tenha também em mente que seu bilhete pode levá-lo ao Aeroporto Internacional Galeão – Antonio Carlos Jobim ou – o que é mais provável – para o Aeroporto Internacional Santos Dumont. O primeiro é mais distante da zona sul (onde a conferência será realizada) do que o segundo. Quando você chegar no Rio, a mesma dica acima sobre transporte local se aplica aqui: nunca lide com taxistas individuais. Empresas de táxi têm preços fixos para o transporte, dependendo de onde você está indo.

Verifique bem suas opções antes de comprar um bilhete. Não é recomendável comprar uma passagem para o Rio de Janeiro via São Paulo com conexão no outro aeroporto da cidade (Aeroporto Internacional de Congonhas). Os aeroportos são longe um do outro e as transferências são estressantes no tráfego pesado da maior megalópole do Brasil. É como voar de Montreal para o Rio com uma parada em Nova York em Newark, com transferência para JFK International Airport!

Informações sobre transporte urbano
O Rio de Janeiro tem um sistema de transporte público razoavel (metrô, ônibus, táxis e Ubers). Recomendamos que os participantes usem as linhas de metro, se possível, ou tomem um Uber Black. Ônibus são uma boa opção se você for brasileiro ou aprender um pouco da cultura local, e os táxis devem ser evitados porque são sempre uma aposta: podem ser excelentes ou um pesadelo!

Dicas para evitar problemas no Rio
O Rio de Janeiro é uma cidade mágica, com uma “aura” que lhe é própria. No entanto, tem uma história de desigualdade social que tem piorado significativamente na crise econômica e política pela qual passa agora o Brasil. Nós recomendamos fortemente que você seja cauteloso todo o tempo. Encontramos um site que, apesar de ser em inglês, é muito útil que fornece dicas para os turistas desavisados: Como ficar seguro no Rio!